segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Vitrines

Recife é uma cidade linda!
Calma, verde, educada...
Ir a um restaurante em Recife é um grande exercício de prazer: os garçons correm pra atender, as saladas dão aquela segurança de que estão limpas, a cerveja chega a tempo e a hora, e com a temperatura certa. O trânsito, mesmo o de Casa Forte, é maravilhoso!: não tem xingamentos, os motoristas param para os pedestres passarem, os pedestres agradecem com um sorriso sincero... Os pássaros correm pelo chão da Praça de Casa Forte. O sino da igreja toca como um piano. Nos shoppings somos tratados como pessoas normais, simples passantes a se distrair com uma olhadinha nas vitrines. As vendedoras? Todas batendo aquele saudável papinho de quem não tem metas a bater. Afinal, não têm metas mesmo. O dono da loja, quando viajou já sabia que não adiantava de nada fazer exigências. Em feriadão, todo mundo sabe que as metrópoles operam como um barco parado no cais. O vento continua soprando mas as velas continuam baixas.
Que beleza!
Vou começar a pensar melhor sobre as minhas saídas de Recife durante os feriadões.
MdPB

5 comentários:

  1. ei, da Paz:
    aqui tem algo parecido. quando eu era jovem, vi criada a SAPA - Sociedade dos Amigos de Porto Alegre, que copiava as congêneres do litoral retilíneo do Chuí ao Mampituba. a proposta era viver bem quando Porto Alegre era abandonada pelos nativos. aqui, em janeiro e fevereiro, a temperatura alcança 360 graus, mas a cidade exibe rasgos de civilização.
    DdAB

    ResponderExcluir
  2. É isto, Duilio. Fiquei até surpresa com o comportamento das pessoas. Dá pra ter esperança...

    Na pressa - coisas de internet - você colocou um zero a mais na temperatura de Porto Alegre, durante o verão. Recife não chega aos 36 graus. Que privilégio,né? A temperatura aqui varia entre 25 (poucas noites de julho) e 33 em fevereiro.
    MdPB

    ResponderExcluir
  3. é, garota! não coloquei zero a mais, não! aqui é mesmo 360 na escala D, o que é um calor dos infernos... na escala centígrada, já tivemos neve (também na escala D, a neve caiu) e eu mesmo vi, no verão que antecedeu a copa do mundo, o termômetro da Rodoviária marcar 41 graus centígrados! e fotografei, pois sabia que não acreditarias. em 1987, no dia 8 de julho (sei porque é meu cumpleaños) caiu neve. e nunca esquecerei pois foi um dia em que Catherine Deneuve esteve na cidade lançando sua coleção de jóias. e não esquecerei porque no dia seguinte a crônica do jornal de Luiz Fernando Veríssimo falava que ele jamais imaginara que poderia realizar um sonho da adolescência: rolar na neve com a Deneuve, mesmo sem sair de Porto Alegre.
    DdAB

    ResponderExcluir
  4. Minha querida: li teu texto várias vezes. Fiquei imaginando não Recife inteirinha - só Casa Forte no feriadão: a Original geladíssima do Real, o café na varanda do Plaza, a pracinha do Poço - que a Cissinha tanto amou!! E eu passei o feriadão em Brasília, uma cidade sem ladeiras, sem casas antigas, igualzinha em todas suas quadras e super-quadras. VIVA Recife e a SAPA que o Velho tão bem lembrou. Beijo grande nesta tarde fria de outubro. Jamais nos livraremos deste inverno!!! Maiaia

    ResponderExcluir
  5. Ei, Menina!
    Casa Forte lhe espera sempre. Aqui tambem tem a Associação dos Amigos de Casa Forte. A luta até pouco tempo era evitar a invasão do bairro pelas torres enormes das grandes construtoras. Como viste, não tem adiatado muito...Cada vez mais torres, mais luxo, mais carros e mais tudo que não presta. Que coisa! De qualquer forma tem o calorzinho durante o ano todo, "prainha", as frutas docinhas; além do carinho da casa do Poço.
    Dona Rua

    ResponderExcluir