domingo, 11 de outubro de 2009

Que samba!

Tenho um amigo que está sempre por dentro de tudo que existe de bom, de médio e de ruim no cenário musical brasileiro. Mas, evidentemente, ele só ouve o que passa pelo seu acurado senso musical. Portanto, o que é realmente bom. Posso afirmar. Pois bem, há um mês atrás, num domingo, saí com esse tal amigo, sua mulher (dele, claro! – como diria Millor Fernandes: esta língua portuguesa é pau!) e uma amiga gaúcha, para conversar, matar as saudades e aproveitar a oportunidade pra tomar uma cerveja “Original “e almoçar. O casal nos apanhou em casa e, já no carro, começou aquela ansiedade: todo mundo queria falar e ouvir ao mesmo tempo. Saudade faz isto. Como eu já tenho fama de falante, tentei impor uma auto-censura, e me conformei em ficar na arquibancada da ouvida. Acurei os ouvidos a ponto de descobrir que tinha um sonzinho tocando baixinho, um samba de primeira qualidade! Não resisti. Interrompi a conversa e perguntei ao meu amigo: “o que é isto”? Ele respondeu: “ isto é um grupo daqui de Recife. O disco me foi presenteado pelo meu dentista. É bom, né”? Na hora, pensei: meu dentista já presenteou-me algumas pérolas e algumas excentricidades musicais, como por exemplo, JK, isto mesmo, Jucelino Kubitchek, cantando uma valsa antiga... Deduzi: só pode ser o mesmo dentista. Perguntei. E era. O nome do grupo é “Pouca Chinfra” e o disco tem apenas quatro faixas. Todas ótimas!
O estilo é “sambão” e balança entre Chico Buarque e Noel Rosa. As letras são bem humoradas e bem redondinhas. Alguns arranjos são impagáveis, com tudo que se tem direito: violões de 7 cordas, cavaquinho, violões comuns, instrumentos de sopro, breques espetaculares e uma grande harmonia em tudo!
Tinha consulta marcada com o dentista na semana seguinte. Já entrei no consultório reclamando a ingratidão. Na hora ganhei o disco, que tenho ouvido quase todos os dias. Nos sábados e domingos, depois das 10 da manhã, com o som um pouquinho mais alto, meus vizinhos também são brindados. Até aqui nenhuma reclamação. O disco é bom mesmo e tem no you tube.
MdPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário