terça-feira, 30 de março de 2010

Lembranças

Hoje foi dia de exames médicos.
Rotina anual.
Sete da manhã.
Não acordei muito feliz...
Levei comigo o livro do momento: Comer, rezar e amar, de Elizabeth Gilbert. Até aqui estou gostando. Ainda estou na primeira parte, a que trata da Itália. Como estou de viagem marcada pra lá, estou cheia de curiosidades.
Como o livro está na moda fiquei um pouco tímida com os olhares de algumas pessoas na sala de espera do consultório médico. Parece-me um tanto degradante ser flagrada lendo um livro que está na moda.
É puro preconceito, eu sei...mas que é chato, é!
Cheguei a me perguntar se estava num dia de feiúra, ou de beleza.
Depois dos sessenta os dias de beleza são raros, especialmente porque eles dependem de um certo estado de espírito. E, por coincidência, o meu estado de espírito estava mais para a feiúra do que para a beleza. De qualquer forma fui dar uma olhada num espelho que estava bem perto.
Tudo normal...
... - só pode ser o livro!
Guardei-o e sosseguei das neuras lendo uma revista “Caras”.
Comecei a procurar pelas últimas fofocas sobre as entidades fofocáveis: Madona, Jesus Luz, Beyonce...
E aí encontrei uma foto de Betty Faria. Ela estava tão jovem, mas tão jovem, que viajei no tempo: Stanislau Ponte Preta; Bye, Bye, Brasil (filme de Carlos Diegues de 1979 e que eu gostei muito)... continuei viajando e passando as páginas.
Cheguei numa com frases supostamente famosas e, por coincidência, encontrei a pérola que copiei na minha agenda e aqui transcrevo:

“Vamos à frente das lembranças e um dia paramos para esperá-las. Elas nos alcançam e ficam conosco, até que andemos de novo. É bom ter muitas lembranças, para a velhice. À falta de melhor, fazem companhia”.

Antônio Maria (1921-1964), cronista e compositor pernambucano.

Olha, valeu!
MdPB

4 comentários:

  1. é MdPB:
    Itália, é? logo agora que estou indo embora? mas acho que pode ser ela que já inspirou a belíssima crõnica/depoimento (?) de hoje. em minha opinião, o governador de Pernambuco devia ser Antonio Maria e não essa macacada que andou por aí.
    DdAB

    ResponderExcluir
  2. Pois é, DdAB:Itália e Portugal. Melhor, Portugal(Lisboa 3 dias) e Itália (18 dias), a partir de 14/05.Vou cumprir na Itália o roteiro de primeira vez: grandes cidades (começando por Milão e terminando por Roma) e algumas lindas da Toscana. Vou com um grupinho de amigos queridos, fora de excursão.

    Sobre seu comentário, concordo: para o que um dia foi, Pernambuco não tem ido bem, nas últimas décadas. Não tenho muita esperança de dias melhores também não. Com Antônio Maria no governo, no mínimo, teríamos uma vida boêmia mais organizada rsrsrs...Antônio Maria foi uma pessoa muito peculiar. Gosto muito de ler sobre ele. Tentarei escrever sobre isto -isto?-depois.
    Bjs
    MdPB

    ResponderExcluir
  3. bela! bela, bela!
    acabo -semanas atrás- de fazer uma viagem de carro "pela Toscana". por problemas mentais, não me dei bem com os mapas, o que me valeu a maravilhosa viagem de 60km em seis horas: Florença a Peruggia, por apenas E$ 220 num carro Polo, por dois dias.
    DdAB

    ResponderExcluir
  4. Oi Duilio, que bom! informações serão sempre bem vindas. Nosso roteiro previsto para a Itália é o seguinte: Milão-2 dias; Milão-Veneza(de trem)- 3 dias em Veneza. A partir de Veneza (de carro)região da Toscana-10 dias,dos quais 4 em Florença-vou checar se Peruggia está incluida. Depois Roma-6 dias, já sem carro. Daí pra Lisboa e back to reality. Que tal?
    Na volta vou arrumar um lugarzinho pra, como diz Atônio Maria, ir guardando as boas lembranças.
    MdPB

    ResponderExcluir