domingo, 19 de setembro de 2010

Domingo

“Domingo é dia de pescaria e lá vou eu de caniço e samburá...” assim começa Pescaria, a marchinha de Haroldo Lobo para o carnaval carioca de 1953, interpretada pelo grupo musical Quatro Ases e um Coringa, que meu pai amava e por isso toda minha família cresceu ouvindo-a e valorizando-a. Ouça aqui e deleite-se ou agüente rs, rs,rs, http://decadade50.blogspot.com/2006/08/voc-pensa-que-cachaa-gua_24.html.

Pois é, domingo é dia de fazer o que a gente adora fazer, exatamente pra compensar a "perspectiva de segunda-feira", como disse Vinícius de Moraes, falando da chatice dos domingos. Eu, por exemplo, ouço música e vejo filmes, cuidadosamente escolhidos, como primeira opção, se não existir outra programação mais, por assim dizer, eletrizante ou imperativa, claro. Hoje, por exemplo, eu tenho uma programação imperativa: tirar a segunda via do título eleitoral. Tive meu título subtraído (na linguagem dos delegados) junto com minha bolsa, meu carro e outros bens preciosos que lá estavam, por um ladrão de alta competência profissional. Tal larápio ( rs,rs,rs ) apontou uma arma de cano quadrado e aço escovado, falou pouquíssimo, chamou-me de Senhora e levou tudo meu e da minha filha, em menos de um minuto. Os Governantes brasileiros, por sinal, deveriam se espelhar na competência de ladrões como este, para cumprir seus deveres de ofício. Tais deveres não incluem, evidentemente, roubar(este é dever, por escolha, do ladrão)a Nação ou enganar o povo; mas, governar com eficiência e honestidade, seguindo à risca a Constituição. Infelizmente, o que temos vivido historicamente são assaltos em todos os níveis e modalidades, e, pisadelas nas letras constitucionais.

Mas, apesar de domingo ser dia de tergiversações, vamos voltar aos assuntos amenos abertos lá em cima.

Hoje, domingo, dediquei a parte primeira da manhã para ouvir música americana das décadas de 60 e 70. Têm umas pérolas, que aqui indico:

Dedicated to the one I love (Bass–Pauling) – The Mamas and The Papas;

Dream a little dream of me (Kahn-Schwandt-FFabian) – The Mamas and The Papas;

Califórnia Dreamin’ (Phillips – Gilliam) – The Mamas and The Papas;

The Guitar Man (D. Gates) – Bread;

Don’t let me be lonely tonight (James Taylor) – James Taylor – destaque para o arranjo de violão, percussão, sax e a letra de amor confuso e desesperado;

Your Song (B. Taupin-Elton John) – Elton John;

Longer (Dan Fogelberg) – Dan Fogelberg – destaque para a delicadeza da interpretação e a letra de amor-poesia.

Ouvi muitas outras maravilhosas, mas, o tempo urge e eu tenho que correr para o plantão da Justiça Eleitoral para cumprir minha tarefa imperativa.
Beijos.

MdPB

2 comentários:

  1. oi, Da Paz!
    bem-vinda de volta. eu disse isto no próprio domingo, mas não entendo o que impediu meu comentário de aparecer. gostei muito das reflexões e poesia, e fiz uma listinha (no próprio Windows Media Player) com as canções de tua lista que já existiam por lá. abraços
    DdAB

    ResponderExcluir
  2. Oi, Duilio!
    Que alegria!
    Tenho andado tão ocupada que não tenho acessado quase nada nos últimos tempos. Só agora vi seu comentário.

    Andei relendo a postagem e eliminei o excesso de vírgulas que encontrei.
    Beijão.
    MdPB

    ResponderExcluir