sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Serra e Marina

Taí!
Adorei!
Acaba de ser arquitetada por alguns uma chapa bem funcional para a campanha presidencial de 2010: Jose Serra e Marina Silva para presidente e vice do Brasil.
A chamada “chapa cabocla” , ou “chapa mameluca”.
Segundo muitos, essa chapa tem a potência de desmantelar de vez a campanha de 2010,
principalmente para Dilma Russef. Acho bom. Não simpatizo com Dilma Roussef. Pra mim ela não é confiável. Aliás, pra mim ela é uma fraude completa. Ela mente muito. Todo mentiroso é uma potência de cinismo e o Brasil já está cansado disto.

Pra mim, se Marina aceitar, essa chapa é “a síntese”. Pois, como diz o chato do Diogo Mainardi, Serra representa a “continuidade sem continuísmo”. Ou seja, manterá as conquistas de Fernando Henrique Cardoso e de Lula, e, com o mérito provável (digo eu) de divulgar a autoria de cada um, diferentemente de Lula, que, como todos sabemos, assume para si o mérito de tudo que funciona e coloca a culpa “na herança maldita” de tudo que tem dado errado.

Mas, voltando ao principal.
Serra, pela experiência e competência conferidas pela prática de gestor do Estado de São Paulo e de Ministro no governo FHC, dentre outras, e pelos títulos acadêmicos que possui, poderá avançar mais. Por outro lado, se Marina aceitar o custo de ser destratada pelo pessoal do PT, principal vítima da dobradinha, a vitória fica quase assegurada pela soma de elementos que os dois conseguem agregar.

Gosto muito de Marina pela postura ética, sóbria e elegante que ela exibe na defesa do meio ambiente. Em alguns momentos, quando à frente do Ministério do Meio Ambiente, cheguei a pensar que ela tem um certo “q” de maçante - e tem chance dela realmente ter. Mas eu agüento. Antes maçante e,até evangélica, do que corrupta. E isto ela não parece ser. Por outro lado Serra domina a técnica de transformar idéias em ações práticas, eficientes, convincentes e necessárias. Nós já vimos isto. Ele é meio chato e deveras paulista pra meu gosto. Mas, o fato é que o Brasil precisa muito do que os dois têm a oferecer. O problema de qualquer governo fora das alianças petistas é ter Lula e sua verborréia na oposição. Aí só bebendo muito pra agüentar.

Confesso que preferia a chapa "puro-sangue" Serra/Aécio. Enquanto escrevo considero os fatos atuais: Aécio já escolheu o Senado. Então vamos ao “second best plan” a chapa Serra/Marina – Êpa! Cuidado aí marqueteiros, essa junção não combina, a chapa tem que ser “marquetada” de um jeito diferente, se não vai parecer que Marina vai ser Serrada. Puxa... já achei o primeiro problema. Com certeza deverão surgir outros. De qualquer forma, essa será uma grande sacada: Marina e Serra dão uma excelente dobradinha ou, quem sabe, um espetacular cassoulet.

MdPB

Um comentário:

  1. aê, da Paz!
    minha internet não é fácil, parece que até em Jaguari temos mais eficiência eletrônica... mas, aparentemente, estou pegando a primeira da postagem. Serra-Marina? sigo em minha campanha: "política no Brasil? não vote; mas -se tiver que votar- anule o voto". ainda assim, o texto é mesmo de uma poeta engajada, o que me mantém enlevado.
    DdAB

    ResponderExcluir